Translate

sábado, 2 de setembro de 2017

DELICIAS DE MINAS



A criatividade aliou-se à qualidade e à oferta do ingrediente principal e, então, surgiu a lasanha de peixe. O prato foi elaborado por Italo Cristino Abreu, do Bar do Tim, em Manga cidade do norte de Minas e em pouco tempo fez fama na cidade. Natural de Montalvânia, Tim aprendeu a cozinhar quando morava em república, em São Paulo. Mas a comida que hoje serve em seu restaurante passa longe daquela que preparava no passado. Na verdade, a infância é que influenciou tudo o que cozinha atualmente. “Meu pai sempre trabalhou vendendo peixe e, por isso, fui criado na beira do rio. Está no sangue”, conta. No cardápio do bar, peixe frito sem espinhas, cozido – acompanhado de arroz e pirão – e, é claro, na lasanha, servida, com maior freqüência, aos amigos. A receita, segundo ele, foi criada para dar uma cara diferente à semana santa e o segredo, revelado depois de muito tempo de prosa, está no tempero: “Vou ao mercado e compro coentro em pó, folha de louro, orégano, noz-moscada, cominho e pimenta-do-reino. Misturo tudo com sal e outros temperos”. O sabor fica sob medida: sem sobrar ou faltar nada. Segundo Italo, que também entende de pescaria, mas prefere a cozinha, o cari ou cascudo, peixes usados no prato, são pescados em maior quantidade nos meses de junho e julho. Dicas e sabores que, com certeza, não são histórias de pescador.

 2 kg de filé de cari ou cascudo temperado (com sal, coentro desidratado, cominho, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto), cozido e desfiado
 1 pacote de massa de lasanha (500 g)
 1 kg de batata
 5 colheres (sopa) de óleo
 3 dentes de alho picados
 1 cebola ralada
 2 tabletes de caldo de carne
 1 xícara (chá) de muçarela ralada
 Sal a gosto (para cozinhar a batata)
 Molho branco
 1 cebola ralada
 2 dentes de alho picados
 3 colheres (sopa) de manteiga
 2 tabletes de caldo de galinha
 5 colheres (sopa, cheias) de farinha de trigo
 1 litro de leite
 1 caixa de creme de leite


Como fazer lasanha de peixe

Em uma panela, refogar no óleo os três dentes de alho, a cebola, o caldo de carne e o peixe. Reservar. Cortar as batatas em rodelas e cozinhá-las com sal, até que fiquem al dente. Reservar. Para o molho branco, refogar cebola, alho, manteiga e caldo de galinha. Acrescentar a farinha aos poucos e, assim que engrossar, pôr o leite. Deixar cozinhar até dissolver toda a farinha e o molho ficar consistente. Retirar do fogo e despejar o creme de leite. Em uma travessa, montar a lasanha colocando uma camada de molho branco, uma de peixe, uma de massa, batata, molho branco e muçarela. Levar ao forno para gratinar.

Receita fornecida por Ítalo Cristino de Abreu,
de Manga: (38) 9138-6977

Nenhum comentário:

Postar um comentário