Translate

sábado, 21 de janeiro de 2017

GLAUCIA NASSER - EM CASA (EXCLUSIVO CSDT)

Esta postagem é mais que especial.
Adquiri este belíssimo disco esta semana e com toda certeza já devo ter ouvido umas 50 vezes, é simplesmente uma obra prima de tributo a musica mineira de diferentes épocas.
Com dois discos já postado no blog, a mineira de Patos de Minas abriu as porteiras de suas raízes .
Sempre considerei Glaucia uma das divas da musica brasileira sempre com afinadíssima voz celestial.
(Daniel Lamounier)


Glaucia Nasser – “Em Casa”(site oficial)

Vida e morte são forças motrizes da arte. No caso de Glaucia Nasser são forças soberanas literalmente. Não a morte carnal, mas o abandono de um estado para o renascimento. Morte e vida. Retorno às origens. Uso de referências de vida. Tudo isso se resume este sexto trabalho da cantora e compositora mineira, “Em Casa”.
A carreira de Glaucia começou ainda adolescente em sua natal Patos de Minas, no interior de Minas Gerais. Das performances em bailes ela partiu para a capital do Estado onde começou a dividir o tempo entre trabalho formal e a criatividade musical.
Morou nos Estados Unidos, Inglaterra, retornou ao Brasil até que recém mãe pela primeira vez, lembra do exato instante em que se deu conta de que o caminho de sua vida era a música. Era o ano 2000, e a decisão de “preciso cuidar de mim” a levou ao primeiro trabalho, como intérprete, em 2004. Quanto mais se voltava para si mesma, mais a música voltava a se fazer presente, como ingrediente fundamental de sua existência.
A canção “Lábios de Cetim” foi uma das escolhidas pelo selo Putumayo para figurar entre Gal Costa, Caetano Veloso, e outros no disco “AcousticBrazil”. O selo nova-iorquino é o mais importante no mundo de world music. Depois do segundo CD como intérprete, porém, teve uma forte traqueobronquite e um período forçado na cama.
Para alegrá-la, um amigo levava o violão, e quando este começou a brincar com uma sequência de acordes, Glaucia começou uma melodia vocal por cima e perguntou: “De quem é essa música?”. “É sua”, respondeu ele. Nascia ali, nessa linha entre vida e doença, a compositora.
Até que chegamos ao momento em que mais um desafio a faz retornar à viola caipira, ao campo, a Patos de Minas, às raízes. “Em Casa”.
É um trabalho tão delicado quanto melódico. É a voz de Glaucia em canções que ela escutava desde pequena e camadas de arranjos sutis, dirigidos por Alexandre Lemos  e  creditados a Sandro Prêmmero, que assina o trabalho com ela e faz todas as cordas do disco.
De Milton Nascimento (“Certas Canções”) ao trio do Clube da Esquina – além de Milton, Lô Borges e Márcio Borges – (nas canções homônimas) passando por  standarts do cancioneiro nacional, como “No Rancho Fundo”, de Ary Barroso e Lamartine Babo, a dimensão e alcance da voz de Glaucia sobressai sobre a viola (maioria das vezes) ou violão tão delicado quanto.A MPB se mistura com bossa certas horas – “Beijo Partido” -, o falsete se faz presente em “Nascente”, a voz conduz soberana a melodia (“Cruzada”) e certas horas é desfeita a cartilha como quando registra canção de Ataulfo Alves, “Laranja Madura” num quase pop roqueiro.
Tem compositores da nova geração igualmente, como Samuel Rosa e Lõ Borges em sua “Dois Rios”, mas o que vale é perpetuar nas melodias adocicadas como essas, quais comidas caseiras, feitas “em casa”.

Assessoria de Imprensa – Glaucia Nasser
Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br | Tel: (11) 2615-5045

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Recomendadíssimo!!!!!!
DOWNLOAD
CANTO SAGRADO

Um comentário: