Translate

domingo, 1 de junho de 2014

TITANE - DISCOGRAFIA COMPLETA

Natural de Oliveira - MG, Titane pesquisa e experimenta a música e suas interfaces com o corpo, as artes cênicas, a ecologia e o contato com o coletivo. Se auto produz e se apresenta sempre em sintonia com os bons tempos. Sua carreira é consistente e diversificada, marcada por fortes parcerias e pelo primor estético. Contemporânea, a cantora Titane surpreende pela personalidade, pela inovação em seu trabalho e pela integração das artes em seu processo criativo. Com espetáculos grandiosos, como o Titane e o Campo das Vertentes, ou mesmo experimentais, como o show do disco Ana, que traz intervenções audiovisuais e sonoras, Titane é uma referência do Brasil com trabalho de repercussão internacional.
Intérprete por excelência, TITANE faz parte da geração que renovou a MPB nos anos 80. Em seu repertório comungam, em estado sempre híbrido, músicos da nova geração de Minas, clássicos da MPB, temas instrumentais, canções tradicionais e influências do congado mineiro, manifestação artístico-religiosa de raízes afro-brasileiras.

Nos anos 80, gravou seu primeiro disco, Titane (1987), com músicas de autores de sua geração, em sua maioria inéditos, como Luiz Tatit e Juca Filho, que contrastavam com temas tradicionais da cultura popular brasileira. A sonoridade partia principalmente de instrumentos acústicos e percussão.

Já nos anos 90, assinou contrato com a gravadora Eldorado para gravar seu segundo disco,  Verão de 2001 (1990), produzido por Zuza Homem de Mello, onde assumiu a interpretação de autores clássicos da MPB, como Milton Nascimento e João Bosco. Até 1992, viveu em conexão constante entre Minas e São Paulo. Depois, começou a produzir o espetáculo Inseto Raro,  que teve vida longa, circulou pelo Brasil e pela Europa e resultou no disco de mesmo nome, gravado ao vivo em Ouro Preto, em 1996, licenciado para o selo Atração Fonográfica, de São Paulo.

A partir de 2000, passou a ser acompanhada por banda formada pelos músicos Weber Lopes, Ivan Corrêa e Sérgio Silva. Com eles, criou o disco Sá Rainha (2000), com canções de compositores de identidade afro-mineira, como Maurício Tizumba e Pereira da Viola, além de outros músicos da geração de Titane, como Chico César e Zeca Baleiro. O disco foi licenciado para o selo Lapa Discos, de Belo Horizonte.

Em 2005, estimulada pelo desejo de se apresentar acompanhada por coro, Titane promoveu oficinas de iniciação artística para jovens, em parceria com o diretor de teatro João das Neves e com a preparadora corporal Irene Zivianni. O resultado desta oficina foi o espetáculo Titane e o Campo das Vertentes,  apresentado em cidades de Minas Gerais e outros estados do Brasil. Esta experiência resultou em uma metodologia de formação artística que integra práticas musicais, cênicas e corporais, atividade a que Titane se dedica, por meio dos projetos realizados pela Associação Campo das Vertentes, fundada em 2008 em Belo Horizonte.

 O  disco Ana (2008) reúne composições dos principais artistas da nova cena da música mineira. O disco está disponibilizado gratuitamente na internet e foi lançado em um show com vários recursos tecnológicos de grande impacto estético e conceitual.
Titane e o campo das vertentes, este disco traz quatro faixas que integram o repertório do espetáculo Titane e o Campo das Vertentes, gravado ao vivo durante a sua estréia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 2006. As músicas são de autoria de Sérgio Pererê e a quarta faixa traz citações de “Dói Coração” e “Pode Chorar”, domínios públicos do congado mineiro.



1. Transversal (Juca Filho)
2. Karatê (Egberto Gismonti)
3. Mar de Minas (Sergio Mattos / Arimatã Martins)
4. Paula e Bebeto (Milton Nascimento / Caetano Veloso)
5. Briga de Faca (Sergio Ricardo)
6. São Paulo São Paulo (Osvaldo Luis / Mário Biafra / Claus / Wandy / Marcelo Galbetti)
7. Noites do Sertão (Tavinho Moura / Milton Nascimento)
8. Foi-se o Que Era Doce (João Bosco / Aldir Blanc)
9. Dúvidas (Luis Tatit)
10. Bocochê (Baden Powell / Vinicius de Moraes)




BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
CANTO SAGRADO



Sá Rainha foi gravado entre agosto de 1999 e fevereiro de 2000 e é dedicado a Milton Nascimento e aos negros do Congado mineiro. O álbum traz canções de Chico César, Zeca Baleiro, Edvaldo Santana, do percussionista Mauricio Tizumba e autores regionais como Juraildes da Cruz (Dodói, aberta por uma citação folclórica da região de Goiás/Tocantins) e Pereira da Viola.

01 - Zensider (Edvaldo Santana - Ademir Assunção)
02 - Reza (Paulo Leminski - Zeca Baleiro)

03 - Moda do Fim do Mundo (Alice Ruiz - Chico César)
04 - Dodói (Juraildes da Cruz)

05 - Boi da Beira (Giordano Mochel)

06 - Maracanã (Sávio Henrique)

07 - Coração Tá Balanceando (D.P.)

08 - Sá Rainha
(Maurício Tizumba)
09 - Tereza (Zé Neto)
10 - Dança (Chico César)
11 - Sertanejo (Saulo Sabino)


BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:

CANTO SAGRADO

 


Titane E O Campo Das Vertentes EP - 2006



01 - Estrela natal


02 - Kivôa


03 - A mulher do pajé


04 - Estrela maior


BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO


TITANE - ANA - 2008

Tenho há muitos anos uma paixão secreta pela cantora mineira Titane. Ela não sabe disso, claro. Titane sempre me encantou com sua voz afinadíssima e a preocupação estética com os ritmos e temas ligados à sua terra. Mesclando raízes folclóricas com novíssimos compositores, desde final dos anos 80 me impressionou pela coerência musical e originalidade das abordagens.

Com o novo disco, ANA (seu nome de batismo), Titane dá um mergulho na modernidade. Sem deixar de lado a eufonia acústica, lança mão de recursos eletrônicos e efeitos de estúdio que potencializam as possibilidades de seu timbre cristalino.

Ousou mais. Colocou na rede o CD (www.titane.com.br), disponibilizando as faixas para livre audição e cópia. Chega ao extremo interativo de colocar duas faixas com recursos que permitem ao ouvinte brincar com a edição, criando novas texturas.

A direção musical de Rafael Martini e Renato Villaça realça as requintadas paisagens imaginárias por onde sua voz passeia. Um punhado de canções de suave expressividade, distante da teatralidade habitual de seus shows, mas com toques inusitados. Titane, renovada e surpreendente, continua a me encantar.

(publicado primeiramente na Revista Música Brasileira)

 01. Clarear
02. Canto
03. Eu Não
04. Eu
05. O Amor
06. Lira Para Viagem
07. Letra de Música
08. Uma Confábula
09. Dionisíaca
10. Escurecer

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
DIRETO DO SITE .
 Quem quiser ouvir o álbum basta acessar o site oficial da cantora. Titane liberou todas as músicas e o encarte para ‘donwload’ gratuito.  “Ana” é um disco diferente que merece atenção. 

Eugênio, Osias e Danilo - Arraial na voz de Titane - 1985




01- Vendaval
Osias Ribeiro Neves - Danilo Santos Pereira
02- Caatinga Vista da Lua
Eugênio Gomez
03- Lamento
Osia/Danilo/Geraldo Felix
04- Infância
Eugênio Gomez
05- Tristura
Osias - Danilo
06- Aboio
Eugênio Gomez
07- Por que tristeza?
Osias - Danilo
08- Zero
Eugênio Gomez
09- Ai de Mim, solidão
Osias
10-Recordações de Amonj
Eugênio Gomez



Participações: Sergio Moreira, Angela Maria Maciel Lago, Uakti

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:

CANTO SAGRADO

Inseto Raro - 1996 - Titane
1 - Canto de desalento

Toninho Horta - Rubens Téo
2 - Os outros românticos 

Caetano Veloso
3 - Tiro de misericórdia 

João Bosco - Aldir Blanc
4 - Noites do sertão 

Milton Nascimento - Tavinho Moura
5 - Cabelo loiro 

Tião Carreiro - Zé Bonito
6 - Folia de príncipe 

Chico César
7 - Tirana da Rosa 

Tradicional
8 - Miragem do porto 

Lenine - Bráulio Tavares
9 - Desafinado 

Tom Jobim - Newton Mendonça
10 - É de amargar 

Capiba
11 - Felicidade 

Luis Tatit
12 - E daí? (A Queda) 

Milton Nascimento - Ruy Guerra
13 - A lavadeira, o Varal e a saudade 

Maurício Pereira - André Abujamra
14 - Galope 

Gonzaguinha
15 - Torto 

Edvaldo Santana - Sobre poema de Haroldo de Campos
16 - A página do relâmpago elétrico 

Beto Guedes - Ronaldo Bastos
17 - Senhora do Rosário 

Congadeiros de Oliveira
Chorei, canarinho 

Tradicional

Músicos
Gilvan de Oliveira - Paulo Lepetit - Bento Mendes





"Gravado ao vivo no Teatro Casa da Ópera em Ouro Preto, em 1996, Inseto Raro registra o show que já tinha três anos de estrada. O repertório abrange desde o cancioneiro do Vale do Jequitinhonha, passando por marchinhas de carnaval até clássicos da MPB. O disco foi dirigido pelo dramataurgo João das Neves com participação do violonista Gilvan de Oliveira e do baixista Paulo Lepetit. Uma das inovações de Inseto Raro é o uso de um tablado de madeira como instrumento de percussão, na faixa Miragem do Porto." Fonte



Nesse disco Titane reforça, com grande desenvoltura, a sua inventividade. Trata-se de um espetáculo que fica entre o teatral e o musical. No repertório o seu registro agudo desfila os patrimônios mineiros em pé de igualdade com criações do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Há momentos de tensão, denunciantes como em "Tiro de misericórdia" e em "E, daí?", mas há também espaço para o lúdico e o tradicional, como em "É de amargar" e em "Tirana da Rosa". Aqui está o registro de um momento da produção de Titane, tão bom de ver no palco e nos encartes, quanto de ouvir.
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
  CANTO SAGRADO

 “TITANE” primeiro disco da cantora lançado em 1986 reúne nomes como Uakti, a Guarda de Moçambique de N.Sra. Rosário (congado mineiro, Oliveira/MG) e o Curare, na execução de músicas de autores de sua geração, em sua maioria inéditos, que contrastavam, em seu repertório, com temas tradicionais da cultura popular brasileira.

Dedicado à Fundação de Educação Artística, o primeiro disco da cantora mineira Titane, foi lançado de forma independente, originalmente em vinil - em 1986. Em CD, em 1999, pela Lapa Discos.

direção musical de Geraldo Vianna, arranjos de Guilherme Paoliello e Amaranto, e projeto gráfico de Otávio.


 1- Canção da lua nova (João F. Rodrigues - Rubinho do Vale)
2- Barranco (Ronaldo Garcia - Juca Filho)
3- Adoniran no Céu (Eugênio Gomes)
4- Enredo de fé (Sávio Henrique)
5- Canção para nascer de novo (Rogério Leonel - Antônio Barreto)
6- Brasil século V (Zé Neto - Lô Borges)• Toré (Zé Neto)
7- Vinheta
8- Fujão (Zé Neto)
9- Giramundo tremedá (Luiz Edgar Ferraz de Oliveira)
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 
CANTO SAGRADO

2 comentários:

  1. Meu querido será que existe a possibilidade de você disponibilizar novamente os seguintes discos:
    Titane de 1986
    e Verão de 2001?
    Agradeço desde já seu enorme trabalho
    mt obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  2. Olá, também gostaria de pedir pela repostagem do disco da Titane de 1986. Eu o encontrei pela internet, mas com qualidade mais baixa, e me parece que você posta pelo menos com 320kbps, o que eu apreciaria bastante! Obrigado desde já! um abraço

    ResponderExcluir