Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SAECULA SAECULORUM




Por Mairon Machado

Na década de 80, o Brasil viu ser revelado um dos maiores instrumentistas de nosso país, o violinista Marcus Viana. Arranjador, compositor e talentosíssimo com o violino, Marcus nasceu em Belo Horizonte, sendo filho de um renomado maestro de Minas Gerais, Sebastião Viana, o qual foi assistente de Villa Lobos. O primeiro contato com algum instrumento foi no piano. Aos 10 anos, Marcus teve aulas no instrumento, mas não foi bem sucedido.

Marcus Viana
Quando completou 13 anos, começou a estudar violino, onde durante 12 anos, desenvolveu sua técnica, que o levou para o Conservatório Mineiro de Música. Seu mestre foi Gabor Buza, um húngaro que lhe mostrou tudo o que era necessário para ser um exímio músico. Sua alta técnica, bem como uma mudança para os Estados Unidos, em 1972, levou-o a integrar a Orquestra Sinfônica de Harvertown, onde aprendeu composição.

Em 1974, retorna para o Brasil, onde vira figurinha carimbada nos Festivais de Música Popular que ocorriam por Minas Gerais, na maioria das vezes, destacando-se como melhor instrumentista. Junto aos festivais, conhece Giácomo Lombardi (teclados, vocais), José Audísio (guitarras, vocais), Edson Plá Viegas (baixo), Juninho (baixo) e Bob Walter (bateria), formando o Saecula Saeculorum, onde toca violino, violoncelo e também canta. 

Dentre os músicos do Saecula Saeculorum, Giácomo Lombardi era filho de uma família de imigranes italianos, e assim como Marcus, desde pequeno desenvolveu seu apetite por música, aprendendo diversos instrumentos com seu pai. Entre todos os instrumentos, passou a se destacar no piano, sendo que com doze anos, já dava aulas para colegas e também compunha canções, que com o passar dos anos, transformaram-se na principal fonte de renda da família Lombardi.


O encontro dos dois gênios da música nacional se deu em um grupo único, que passou a excursionar, destacando-se como um dos principais nomes do rock progressivo na épcoa, graças principalmente à técnica de seus integrantes, mas sem nunca lançar um material original.

O grupo acabou em 1977, e nunca mais se falou na banda, até que em 1996, foram encontradas algumas fitas demo, as quais foram gravadas em setembro de 1976, nos estúdios Bemol, e que acabaram sendo tratadas, mixadas e transformando-se no álbum Saecula Saeculorum. O álbum acabou não saindo em 1976 por problemas contratuais. O grupo havia sido apresentado à gravadora Time Warner, que na época, colocou o baixista Liminha (ex-Mutantes) para negociar com os mineiros. Liminha acabou não concordando com as longas suítes, e exigiu canções curtas, que pudessem atingir um sucesso comercial. Os membros do Saecula Saeculorum recusaram a oferta, e o projeto ficou engavetado por anos, enquanto o grupo rompia os laços e Marcus Viana partia para uma bem sucedida carreira ao lado do Sagrado Coração da Terra e também compondo trilhas para filmes e novelas. Já Lombardi abandonou a música nos nos 80, após algumas participações com o Sagrado Coração da Terra, fundando ao lado da irmá Roberta Navarro a marca de roupas Vide Bula, a qual foi responsável por vestir Nina Hagen e Rod Stewart na primeira edição do Rock in Rio, em 1985.


Imagens do Saecula Saeculorum na década de 70

Foi então que, depois de trinta anos, em 1996, o mundo descobriu o primeiro grupo de Marcus Viana, e que através de sua maravilhosa faixa-título, indica o imenso território que o Saecula Saeculorum poderia ter conquistado. "Saecula Saeculorum"  abre com os poderosos acordes de piano e violino, fazendo uma pequena melodia, a qual é imitada por cantos gregorianos. Uma intrincada sessão entre baixo, piano, violino e bateria leva a dedilhados de piano e barulhos da guitarra, e depois de batidas nos pratos, Lombardi desfila seus dedos pelo piano, começando a letra da canção em um clima bem viajante, com o dedilhado do piano e acordes do violino ao fundo.


Então, o piano dedilha novos acordes, trazendo bateria e as notas de violino, que junto com o baixo, executam um bonito tema. Walter quebra tudo, levando então pra um manhoso blues com piano, baixo e bateria, para assim, mudar a canção novamente, com um ritmo dançante feito pelos acordes de violino, acompanhado pela marcação do baixo, bateria e piano, levar a letra da canção, estourando no belo solo de guitarra, tipicamente Brasil nos nos 70. Viana solta os dedos em um solo furioso, com o arco ardendo as cordas do violino, e a letra continua, levando para uma sessão mais lenta.


O refrão é cantado sobre esse leve acompanhamento, e então, Lombardi fica sozinho, dedilhando o piano, com batidas fortes dos pratos ao fundo. O violino de Viana passeia entre as notas do piano, deixando um longo acorde de órgão trazer os vocais em latim. Violino e bateria surgem com violência, e o órgão ganha evidência. Sinos trazem os vocais em latim, e mais uma sequência de agressivas viradas de bateria e notas de violino, recheadas pelos assombrosos acordes de órgão, levando a canção para um lindo tema da guitarra acompanhado por órgão, piano e batidas nos pratos, muito similar ao tema "Soon" de "The Gates of Dellirium" (Yes), trazendo então o tema introdutório do piano e as sessões marcadas entre bateria, baixo e violino, com um pequeno solo de violino encerrando a canção com imponentes batidas na bateria ao fundo.



Saecula Saecurolum. Em sentido horário: José Audísio, Marcus Viana, Bob Walter, Giácomo Lombardi, Juninho, e Edson Plá Viegas


O resto de Saecula Saeculorum é tão maravilhoso quanto sua faixa de abertura. "Acqua Vitae", "Eu Quero Ver o Sol" (essa com uma fantástica participação de Lombardi) e "Constelação de Aquarius" exalam virtuosismo, tecnica e muito talento dos integrantes do grupo. "Rádio no Peito" é a mais convencional das canções do álbum, mas mesmo assim, muito boa. O único pecado foi a pessima mixagem do álbum, que acaba atrapalhando na identificação dos instrumentos e, principalmente, na compreensão das letras do grupo.


Saecula Saeculorum em 2007

Em 2007, o Saecula Saeculorum reuniu-se para uma série de concorridos shows, tendo na formação Lombardi, Audísio, Viana, Jimmy Duchowny (bateria) e Léo Araújo (baixo), que resultou em um DVD gravado na Praça do Papa, em Belo Horizonte, no ano de 2007. Atualmente, Marcus continua com seu projeto solo, e também ao lado do Sagrado Coração da Terra, deixando o nome Saecula Saeculorum gravado para a eternidade como um dos principais nomes do rock progressivo brasileiro, e que infelizmente, teve um curto período de vida.
 1.Saecula Saeculorum
2.Acqua Vitae
3.Eu Quero Ver o Sol
4.Constelação de Aquarius
5.Rádio no Peito


Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

3 comentários:

  1. SATISFAÇÃO CARO AMIGO DESTE BLOG FALANDO DA CENA MINEIRA .MUITO BOM MESMO,ESTE LINK NO QUAL PEÇO POR FAVOR QUE VERIFIQUE POIS ELE ESTA CORROMPIDO TENTEI VÁRIA VEZES BAIXAR E NADA..
    NO MAIS BOA SORTE E CONTINUE POSTANDO ESTAS MARAVILHAS ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SATISFAÇÃO É TODA MINHA DE VC PODER ACESSAR O BLOG NOVAMENTE, DEPOIS DE TIRAR DO AR O 1º COM MAIS DE 700 POSTAGENS E 260MIL ACESSOS, ME DEIXA FELIZ TER PESSOAS COMO VC, A PORTA ESTA ABERTA, ESTE BLOG TB É SEU!
      E OBRIGADO PELA DICA DA POSTAGEM.
      ABRAÇO
      DANIEL

      Excluir
  2. Esta incrível banda, fez, não diria um dos melhores, mas o melhor disco de Rock Progressivo sinfônico do Brasil na década de setenta.

    ResponderExcluir